O mercado de trabalho brasileiro está passando por um momento marcado por crises econômicas, o que faz com que boa parte das empresas busquem estratégias para reduzir os gastos e não fechar as portas.
Mas poucos percebem que mesmo em um cenário não muito inspirador, como o atual, é possível destacar o seu negócio dentre os demais e prosperar. A ocasião pode ser propícia às pequenas e médias empresas que, diante da grande concorrência, podem sair ganhando pelos diferenciais oferecidos.
Arley Ribeiro, gerente na Pulvitec/Pidilite, relembra o case de sucesso de um estabelecimento que, apesar de dividir a rua com concorrentes de peso, era o preferido dos clientes e, após 25 anos, mantém as portas abertas, melhor e maior.
“O Bar do Zé estava sempre cheio e os demais muito vazios. Então um dia eu resolvi entrar para ver qual era o segredo do Zé e da sua mulher, que o ajudava no balcão. Eles chamavam todos os clientes pelo nome, perguntavam se queriam o de sempre e corriam para preparar os pedidos eles mesmos. Com isso, os clientes acabavam esperando um pouco, mas a qualidade do que era servido era sempre a mesma. Além disso, demonstravam muita simpatia e bom humor com todos”, conta Arley.
O executivo diz que aprendeu muito sobre concorrência com o Bar do Zé, mais até do que no curso de MBA que fez anos depois. “O negócio fundado pelo Zé deixou de ser um barzinho e hoje é um restaurante muito grande, pois seus filhos seguiram os mesmos princípios que o fundador seguia”, completa.
Quem decide ter o próprio negócio deve ter em mente que para alcançar o sucesso precisa conquistar a fidelidade de seu público. Para isso, é preciso fazer o que ninguém faz, como no exemplo do seu Zé. O produto ou serviço que será oferecido deve ser único, mesmo que não seja inovador, tal como a experiência de consumo.
Veja a seguir as 5 dicas dadas por Arley, aprendidas a partir das suas observações do mercado, que podem ajudar o seu negócio a ser bem-sucedido diante da concorrência.
Conheça seus clientes
O Zé sabia o nome e a preferência de todos os seus clientes e isto o ajudava a se aproximar deles. É muito bom entrar num lugar e ser reconhecido e saber que quem está te vendendo algo tem interesse em você e não só em seu dinheiro.
Monitore o mercado em geral
Os novos clientes são os grandes responsáveis pelo aumento de vendas. O Zé não sabia se algum dia eu iria entrar em seu bar, mas quando entrei, ele estava preparado.
Faça uma venda consultiva
Em minha primeira vez no bar, o Zé me sugeriu o que tomar depois de fazer algumas perguntas. Como eu estava lá só para saber por que o local estava sempre tão cheio, teria tido dificuldade em escolher algo caso ele não fizesse sugestões.
Foque no que é importante para seus clientes
Os clientes do Zé poderiam ser servidos mais rapidamente na padaria ou nos outros bares da rua, pois esses estavam frequentemente vazios. Mas eles preferiam esperar um pouco para ter uma refeição feita pelo Zé ou pela esposa – o diferencial no atendimento e a qualidade do que comiam era mais importante do que 5 minutinhos de espera.
Nunca abra mão da qualidade
O Zé cobrava um preço justo pelo que servia, mas reajustava sempre que necessário. Isto fazia com que todos os clientes ficassem satisfeitos com a comida e não procurassem os concorrentes.