O capital humano vem ganhado cada vez mais importância dentro das organizações, visto que pessoas possuem valores intangíveis que podem fazem as empresas serem mais competitivas. No universo corporativo, é preciso entender e compreender personalidades, valorizando a capacidade de adquirir novos conhecimentos e assim gerar maior produtividade em negócios.
No decorrer dos anos, o capital humano ganhou mais visibilidade e passou a ser mais reconhecido pelas organizações. E este novo direcionamento estratégico fez com que as organizações buscassem novas maneiras de atrair e reter talentos. “Em um mercado de trabalho cada vez mais vasto, que convive diariamente com o apagão de talentos em diversos segmentos, o pacote de benefícios convencional e uma boa remuneração se tornaram commodities. Investir no clima organizacional e na capacitação dos funcionários são ações de alto valor agregado, que fazem esse papel, além de aumentar o nível de comprometimento e envolvimento do profissional”, explica o diretor do Instituto Monitor, Eduardo Alves.
Uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizações para potencializar a capacitação é a implementação de universidades corporativas, que por meio de estruturas próprias, criadas e gerenciadas exclusivamente para capacitar e treinar o quadro funcional. “Muitas destas universidades recebeminvestimentos milionários. Só os bancos brasileiros, por exemplo, investem mais de R$ 1 bilhão nesse setor, conforme dados divulgados recentemente pela Federação Brasileira de Bancos FEBRABAN ”, destaca. “Uma excelente alternativa, que envolve investimentos menos vultosos, e possui eficácia comprovada, são os cursos in company, desenvolvidos por instituições tradicionais do setor de educação” explica o diretor.
TREINAMENTO CUSTOMIZADO
Diversas organizações educacionais, assim como o Instituto Monitor, disponibilizam conteúdos para treinamento e desenvolvimento customizados à realidade da empresa e seus colaboradores. Além disso, oferece orientações para estudos individualizados ou em grupos, tanto presenciais quanto à distância. “Os treinamentos oferecidos por estas instituições abordam uma grande diversidade de conceitos e práticas essenciais à formação de profissionais, prontos para atender a demanda cada vez maior do ambiente empresarial”, diz Alves.
Investir neste tipo de curso já é uma prática comum no mercado, visto que, a ideia de capacitar funcionários dentro do próprio local de trabalho atrai pelo ganho de tempo, utilização de menos recursos e resultados personalizados. “Adequar o conteúdo a partir das necessidades dos colaboradores, além de promover a integração de funcionários de diferentes departamentos, são os principais benefícios dos cursos in company. Neste sentido, as empresas tem buscado cada vez mais este tipo de capacitação, a fim de potencializarem o conhecimento e desempenho de seus funcionários”, finaliza Eduardo Alves.