Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • Cuidados para preservar a reputação da sua PME na internet
Compartilhe
Cultura Organizacional

Cuidados para preservar a reputação da sua PME na internet

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 13/05/2022 | 
  • 4 min de leitura
Cuidados para preservar a reputação da sua PME na internet

O uso das redes sociais já faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros, mas para algumas pequenas e médias empresas este meio de comunicação ainda é um mistério a ser explorado.

A palavra da vez é interatividade. Sendo assim, se torna inevitável para uma marca, seja ela grande ou pequena, não estar na internet se relacionando com o seu público em pelo menos uma das principais redes, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, consideradas poderosas ferramentas de comunicação.

No entanto, se por um lado as organizações podem – e devem – fazer uso desses canais para divulgar seus produtos e serviços, por outro elas precisam estar cientes de que o diálogo ali se dá de forma única, bem diferente dos meios tradicionais, e até há pouco tempo bastante populares, de contato entre empresa e consumidor.

Sendo assim, ao entrar nas redes sociais a PME precisa estar atenta aos pontos vulneráveis que estes espaços apresentam para a imagem da sua marca. “Trata-se de um canal onde a voz e a opinião de todos têm o mesmo peso e as empresas precisam estar cientes de que são apenas um dos interlocutores. Tudo o que dizem pode ser reverberado de acordo com as interpretações de cada pessoa”, afirma Ana Luisa de Castro Almeida, diretora do Reputation Institute e especialista no assunto da Rede de Repensadores.

A especialista ressalta também que nas redes sociais não há ocultamento. “Tudo é visível, compartilhado, integrado, viral. Na lógica das redes tudo o que surge conecta dispositivos, dados, pessoas, organizações, movimentos sociais numa única teia de comunicação que envolve tudo e todos”, explica.

Além disso, hoje em dia não existe mais limite entre o on-line e off-line. Por isso, as empresas precisam ser mais efetivas nas redes sociais. “Entender em que condições esses processos ocorrem e quais são os seus impactos sociais nos ajudam a questionar o potencial e os riscos que uma imagem, uma mensagem, um post, um compartilhamento, um clique ou um acesso podem gerar”, analisa Ana Luisa.

Nesse novo contexto, é comum que haja o julgamento de atitudes e posicionamentos de indivíduos públicos ou anônimos, empresas, produtos, marcas, movimentos e causas que podem reforçar sua credibilidade, legitimidade e reputação ou simplesmente destruí-las.

“A sociedade está se comunicando de uma maneira diferente e mais rápida e, nesse sentido, a linguagem das organizações ainda é muito arrogante e prepotente. De maneira geral, as marcas acham que elas sabem o que é melhor para a sociedade, e não é bem assim”, opina a especialista.

Segundo Ana Luisa, este ainda é um momento de aprendizado em que as empresas precisam entender que as ressignificações acontecem o tempo todo e é preciso aprender a lidar com todas as situações. Afinal, “com a rápida disseminação de informação nas redes sociais, pessoas e organizações são julgadas primeiramente pela opinião pública e depois, dependendo do caso, até pela justiça”, finaliza.

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Por que a cultura da empresa deve começar com o fundador

    A cultura da empresa não é um conjunto de regras escritas em um manual esquecido na gaveta. Ela é viva, presente no dia a dia [...]
    13/05/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Especialista responde: como manter a motivação e a produtividade na sua equipe

    Em pequenas ou médias empresas, a motivação da equipe é muito importante, pois cada colaborador tem um impacto significativo [...]
    13/05/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Empreendedores de sucesso: lições de PMEs que cresceram mesmo em tempos difíceis

    Empreendedores de sucesso sabem que o caminho para o crescimento nunca é linear, especialmente em tempos de instabilidade econômica [...]
    13/05/2022 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.