Quantas vezes você já pegou seu colaborador distraído no celular? Navegando na internet? Extrapolando o horário de almoço ou conversando com algum colega de trabalho? Adiar a realização de determinada ou todas suas tarefas. Isso é procrastinar.
Tal comportamento é presente na vida de qualquer ser humano, mas torna-se prejudicial quando a pessoa procrastina o tempo inteiro, em qualquer situação. Colaboradores que não exercem suas atividades de forma eficaz, contribuem para a queda na produtividade da empresa e, consequentemente, queda dos resultados e lucros; contribui para desmotivação da equipe, que sobrecarregada, fica insatisfeita e pesa o clima organizacional.
José Roberto Marques, Master Coach e Presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, elaborou 6 dicas de como evitar que seus colaboradores tenham esse tipo de comportamento.
1. Delegue as tarefas conforme as competências de cada profissional, dessa forma, eles desempenharão as atividades de acordo com o seu nível de conhecimento e não correrão o risco de evitá-las ou adiá-las.
2. Dê feedbacks constantes aos seus colaboradores, identifique as falhas que podem ser corrigidas, assim como as tarefas que estão atrasadas ou não foram entregues.
3. Acompanhe de perto os profissionais, tal ação pode causar aumento na produtividade da equipe e diminuição da procrastinação.
4. Trace metas e objetivos e estipule prazos para a entrega de cada processo da empresa.
5. Desenvolva plano de carreira para seus colaboradores. Tal planejamento é composto por ações e qualificações que garantirão uma melhor perspectiva para o profissional e maior envolvimento nas atividades desempenhadas.
6. Realize periodicamente avaliação de performance com a sua equipe, a ferramenta é capaz de verificar a evolução dos colaboradores, dessa forma, você será identificará onde existe procrastinação.