Contratar mal pode ter impactos bastante negativos para as empresas. Uma pesquisa feita pelo site CareerBuilder apontou que organizações das 10 maiores economias do mundo têm experimentado grandes prejuízos associados à contratação de um empregado que não conseguiu se ajustar ao trabalho ou à empresa em si.
O Brasil está na segunda posição do estudo com 87% das corporações do país relatando ter feito más contratações, ficando atrás apenas da Rússia. Na questão da perda de produtividade em consequência do fato, ficamos em 4º lugar (40%). Mas o que precede e quais as reais consequências de um funcionário mal recrutado?
A má contratação muitas vezes se inicia no processo de recrutamento de candidatos. Uma boa triagem pode eliminar perfis conflitantes com a vaga em questão e otimizar a seleção.
“A contratação falha pode mexer com a coesão das equipes de trabalho. Uma pessoa má contratada pode não se integrar direito dentro do clima e da cultura da organização e, consequentemente, causar um impacto negativo no ambiente e no comportamento dos que já estão trabalhando bem”, alerta Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH.
Contratação x comportamento
O aspecto comportamental é algo não tão fácil de mensurar, e pela necessidade de preencher vagas rapidamente, as empresas acabam levando pouco em consideração esse ponto, contratando indivíduos de baixa aderência com a cultura interna.
“A pessoa tem talento para a função, um ótimo currículo, fala três idiomas, mas é indolente, ou tem dificuldades em cumprir horários, ou trabalha mal em grupo, não consegue ser proativa, ou é desagregadora, ou faz tudo isso ao mesmo tempo”, aponta Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas.
O desalinhamento de expectativas, tanto da empresa como do profissional, acaba caracterizando uma má contratação – a organização esperando resultados e o funcionário na expectativa de desenvolvimento e reconhecimento. Esse desencontro compromete a performance, podendo gerar fatores como absenteísmo, presenteísmo e baixa produtividade.
“Outro grande erro é contratar uma pessoa apenas pela indicação. Essa pessoa pode ter um bom relacionamento com quem a indicou, porém para a empresa o perfil pode não ser o mais indicado”, sinaliza o diretor da Capella RH.
Ainda para ele, em muitos casos para a empresa vale mais a pena substituir o profissional com erros de conduta, pois “o prejuízo é menor do que manter alguém que prejudique o clima, por exemplo”.
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