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Recrutamento e Seleção

Causas e consequências das más contratações

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/03/2021 | 
  • 3 min de leitura
Causas e consequências das más contratações

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  • Contratar mal pode ter impactos bastante negativos para as empresas. Uma pesquisa feita pelo site CareerBuilder apontou que organizações das 10 maiores economias do mundo têm experimentado grandes prejuízos associados à contratação de um empregado que não conseguiu se ajustar ao trabalho ou à empresa em si.
    • Contratação x comportamento

Contratar mal pode ter impactos bastante negativos para as empresas. Uma pesquisa feita pelo site CareerBuilder apontou que organizações das 10 maiores economias do mundo têm experimentado grandes prejuízos associados à contratação de um empregado que não conseguiu se ajustar ao trabalho ou à empresa em si.

O Brasil está na segunda posição do estudo com 87% das corporações do país relatando ter feito más contratações, ficando atrás apenas da Rússia. Na questão da perda de produtividade em consequência do fato, ficamos em 4º lugar (40%).  Mas o que precede e quais as reais consequências de um funcionário mal recrutado?

A má contratação muitas vezes se inicia no processo de recrutamento de candidatos. Uma boa triagem pode eliminar perfis conflitantes com a vaga em questão e otimizar a seleção.

“A contratação falha pode mexer com a coesão das equipes de trabalho. Uma pessoa má contratada pode não se integrar direito dentro do clima e da cultura da organização e, consequentemente, causar um impacto negativo no ambiente e no comportamento dos que já estão trabalhando bem”, alerta Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH.

Contratação x comportamento

O aspecto comportamental é algo não tão fácil de mensurar, e pela necessidade de preencher vagas rapidamente, as empresas acabam levando pouco em consideração esse ponto, contratando indivíduos de baixa aderência com a cultura interna.

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“A pessoa tem talento para a função, um ótimo currículo, fala três idiomas, mas é indolente, ou tem dificuldades em cumprir horários, ou trabalha mal em grupo, não consegue ser proativa, ou é desagregadora, ou faz tudo isso ao mesmo tempo”, aponta Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas.

O desalinhamento de expectativas, tanto da empresa como do profissional, acaba caracterizando uma má contratação – a organização esperando resultados e o funcionário na expectativa de desenvolvimento e reconhecimento. Esse desencontro compromete a performance, podendo gerar fatores como absenteísmo, presenteísmo e baixa produtividade.

“Outro grande erro é contratar uma pessoa apenas pela indicação. Essa pessoa pode ter um bom relacionamento com quem a indicou, porém para a empresa o perfil pode não ser o mais indicado”, sinaliza o diretor da Capella RH.

Ainda para ele, em muitos casos para a empresa vale mais a pena substituir o profissional com erros de conduta, pois “o prejuízo é menor do que manter alguém que prejudique o clima, por exemplo”.

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