O mercado de trabalho mudou consideravelmente nos últimos anos, impulsionado principalmente pelas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. Diante de toda essa transformação, os profissionais precisam se adaptar a cenários bem mais dinâmicos e competitivos. É o contexto em que a carreira em W ganha destaque.
Estamos falando de um formato de carreira que concede aos colaboradores uma perspectiva bastante ampla na atuação empresarial, fazendo com que o profissional tenha uma atuação multidisciplinar, baseada no dinamismo. Dessa forma, esses colaboradores passam a requerer do RH a capacidade de fornecer ferramentas para que eles se desenvolvam e alcancem os resultados almejados.
Quer saber mais sobre carreira em W? Então, continue a leitura!
O que é plano de carreira em W?
Diferentemente da carreira em Y, em que existem apenas duas possibilidades de atuação, ou seja, liderança ou especialização, na carreira em W, o profissional tem a possibilidade de atuar também nas frentes operacionais, no estilo “mão na massa”, orientando seus subordinados para que eles executem as tarefas da melhor forma.
Nesse cenário, o perfil do profissional que opta pela carreira é W é multidisciplinar. As altas posições do organograma hierárquico para quem opta por esse caminho abrangem conhecimentos técnicos de áreas específicas, somadas às habilidades de gestão de colaboradores e administração.
Como a atuação do profissional não está atrelada a rótulos de cargos, as atividades são muito mais dinâmicas. O gerente de Tecnologia da Informação, por exemplo, além de coordenar a equipe, precisa lidar com orçamentos, tratar com fornecedores, gerir crises, atender a demandas de colaboradores e esclarecer acerca dos impactos dos processos envolvendo o setor na empresa. Portanto, existem várias outras exigências além da qualificação em Informática.
Como funciona a carreira em W?
A carreira em W funciona como um leque de opções para que o profissional possa atuar em organizações tanto à frente de lideranças quanto na parte técnica. O idealizador desse modelo de carreira foi Roberto Rigaud, e o “W”, é possível dizer, significa um zigue-zague.
Nesse cenário, a carreira em W surgiu com o objetivo de a empresa reter profissionais que possam oferecer serviços mais técnicos, ao mesmo tempo em que somam habilidades gerenciais.
Portanto, a carreira em W tem como principal característica uma alta versatilidade, já que torna possível ao profissional se desenvolver de modo mais amplo e, dessa forma, alcançar as competências gerenciais — sem que, para isso, seja necessário passar por todas as etapas impostas pela carreira em Y.
Resumidamente, a carreira em W funciona com o objetivo de conceder aos profissionais de uma organização a oportunidade de se qualificar em diversas áreas. Isso torna possível que eles atuem em departamentos diversos e distintos. Como consequência, podem ocupar vagas melhores.
Assim, uma das facilidades de mudar para o W é migrar as atribuições, os critérios de seleção e os requisitos do plano de carreia. Tendo em mente os objetivos da empresa, o RH definirá uma estrutura de cargos para atender às demandas da organização, evitando a existência de muros entre especialização e liderança.
Outra característica da carreira em W é que ela busca mais eficiência na proposta de valor concedida aos colaboradores. Assim, o profissional que almeja um cargo de liderança, mas deseja se manter na sua área de especialização, tem à sua disposição uma trilha a seguir na empresa. Logo, tenderá a se sentir mais motivado para buscar seu desenvolvimento pessoal.
Nesse cenário, as empresas que desejam implantar a carreira em W precisam investir na contratação de perfis mais flexíveis, tanto para a ocupação de cargos imediatos quanto para posições em que a multidisciplinaridade ganhe evidência.
Quais são as principais vantagens e desvantagens na carreira em W?
A carreira em W é uma excelente opção para quem gosta de mudar a rotina de tempos em tempos, mas traz consigo vantagens e desvantagens para profissionais e empresas. É sobre isso que vamos falar a seguir.
Vantagens da carreira em W
O perfil do colaborador que opta pela carreira em W é bastante vantajoso para as empresas, pois elas podem contar tanto com conhecimentos técnicos quanto comportamentais em um mesmo profissional.
Assim, é possível fazer a atribuição de atividades mais específicas, como também filtrar as informações para que elas sejam transmitidas a outros níveis organizacionais, o que confere mais eficiência ao processo.
Ainda é possível destacar como vantagem para a empresa a possibilidade de sair de crises de maneira mais fácil, já que o profissional com esse perfil tem um vasto conhecimento técnico e pode colaborar de maneira estratégica em várias frentes de enfrentamento a situações adversas.
Já para o colaborador, ele conseguirá ter uma visão mais ampla do negócio, sendo um perfil muito desejado para a área de inovação e comunicação das empresas.
Desvantagens da carreira em W
Perder o foco diante de tantas atribuições é uma das maiores desvantagens para o profissional que deseja seguir a carreira em W. Isso porque, com a crescente competitividade dos mercados, as demandas não param de chegar, o acúmulo de funções pode levar a grandes transtornos, vindo a impactar a produtividade da corporação.
Como implementar esse plano de carreira na empresa?
Os investimentos em treinamento e desenvolvimento são fundamentais para o profissional que atua na carreira em W, pois ele precisa estar preparado para gerenciar pessoas, lidar com possíveis conflitos e dominar amplamente o conhecimento técnico acerca da área em questão.
Além disso, oferecer ferramentas para que o profissional consiga alinhar todas as suas habilidades profissionais é fundamental. Se bem implementada, a carreira em W torna possível aos profissionais se desenvolverem na organização por meio da troca de cargos, tanto de modo vertical como horizontal.
Com isso, o crescimento pode ocorrer dentro de uma mesma área o tempo todo, desde que o profissional tenha novas oportunidades para crescer.
Está mais que claro que o profissional de RH deve estar atento à carreira em W — e, para isso, deve buscar mais conhecimento acerca dessa modalidade de carreira. Como benefícios, a empresa passa a contar com colaboradores mais motivados, o que fortalece a retenção de pessoal e a marca diante do mercado.
Este artigo trouxe os principais pontos que você precisa saber sobre carreira em W. Agora, para trocar experiências com mais pessoas, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!
A Catho é uma verdadeira escola de desenvolvimento pessoal; portanto, humano.
Ei, Eduardo!
Obrigada pelo comentário. Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo!