Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • Blended Learning: aprendizagem e motivação
Compartilhe
Cultura Organizacional

Blended Learning: aprendizagem e motivação

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 20/12/2012 | 
  • 4 min de leitura
Blended Learning: aprendizagem e motivação

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • O blended learning é considerado uma opção de aprendizagem que permite aos alunos a possibilidade de ensino a distância juntamente com o presencial. As aulas expositivas são ótimas oportunidades de feedback, engajamento, motivação e, principalmente, troca de experiências.
    • Aproximação com o mundo corporativo
    • Características do blended learning

O blended learning é considerado uma opção de aprendizagem que permite aos alunos a possibilidade de ensino a distância juntamente com o presencial. As aulas expositivas são ótimas oportunidades de feedback, engajamento, motivação e, principalmente, troca de experiências.

A introdução de ferramentas digitais como redes sociais, lousa digital, tablets, smartphones e aplicativos online permitem uma motivação maior aos estudantes e ainda uma economia de locomoção, tempo e gastos agregados a cursos presenciais. “O grande diferencial é poder trabalhar com diversos tipos de aprendizagem, ou seja, com diferentes mídias, o que permite uma interação com o assunto que está sendo estudado. As mídias são complementos dos conteúdos de sala de aula, e servem como ferramentas motivacionais, permitindo maior engajamento do aluno e aprofundamento do conteúdo”, Richard Vasconcelos, CEO Epic Brasil.

Aproximação com o mundo corporativo

As características desta proposta de aprendizagem aproximam-se da realidade das empresas, pois integra processos de desenvolvimento e desempenho, garantindo resultados significados e mensuráveis para as corporações.

“Para equipes que precisam de reciclagem e treinamentos específicos, e que não estão no mesmo Estado ou, até mesmo, no mesmo país, o blended learning é uma solução. Por exemplo, um treinamento de primeiros socorros por plataformas digitais foi uma solução que criamos para uma empresa aérea que teria muito custo em trazer todos os colaboradores em um único local. Foi criado um simulador e todos deveriam realizar a atividade antes do encontro presencial, economizando custos de locomoção, hospedagem, entre outros”, explica Vasconcelos.

O blended potencializa a aprendizagem com a utilização de tecnologia, o que permite a personalização do ensino e eficiência nas iniciativas aplicadas.

Características do blended learning

Quando falamos de blended learning no ensino presencial podemos englobar todas as formas de interações, sendo, o coaching, participação em um curso, um almoço com colegas de trabalho, participação em um seminário, workshops e, obviamente, aulas expositivas.

“Os pontos positivos do blended são a motivação, gerada ao aluno ou profissional, e possibilidade de replicar o mesmo conteúdo para várias pessoas. Já os negativos são as pessoas não acessarem os conteúdos digitais e somente aparecerem nas aulas presenciais e, também, os riscos de as  empresas não aplicarem corretamente o blended para seus colaboradores”, explica Richard.

Segundo Daniel Orlean, sócio-diretor da Affero, no Brasil a metodologia ainda não é bem desenvolvida, os conteúdos possuem forte apelo infantil, o que não atrai tanto o receptor. “No exterior estes conteúdos estão mais desenvolvidos, com criação de simuladores online, conteúdos atraentes para o público adulto, são poucas as empresas que disponibilizam conteúdos diferenciados”, enfatiza Orlean. Ainda para Daniel quando se fala de blended de treinamento, o foco principal, é atrair as características digitais e presenciais, para atrair atenção do participante e maior absorção das informações.

“Para profissionais de força de vendas, por exemplo, o blended pode ser utilizado como um material adicional sobre vendas e produtividade que será transmitido via tablets, smartphones, entre outros. Porém, para construção deste material deverá existir muita atenção e cuidado para que o material seja atrativo, objetivo e interativo para o usuário”, conclui Orlean.

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Especialista responde: como manter a motivação e a produtividade na sua equipe

    Em pequenas ou médias empresas, a motivação da equipe é muito importante, pois cada colaborador tem um impacto significativo [...]
    20/12/2012 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Empreendedores de sucesso: lições de PMEs que cresceram mesmo em tempos difíceis

    Empreendedores de sucesso sabem que o caminho para o crescimento nunca é linear, especialmente em tempos de instabilidade econômica [...]
    20/12/2012 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Como criar uma experiência positiva para colaboradores desde o início?

    O primeiro dia de trabalho de um novo colaborador é mais do que simples formalidade: é uma oportunidade de construir um vínculo [...]
    20/12/2012 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.AceitarPolítica de cookies e privacidade