A chegada do fim de ano muda as rotinas das empresas, seja por conta de metas já batidas, ou até mesmo pela correria de atingir um objetivo ainda não alcançado. De qualquer forma, a rotina dos RHs acaba se alterando, e apresentamos algumas ações que podem ser feitas nos últimos dias de 2013.
Os últimos dias de 2013 podem servir para fazer um balanço das ações que deram certo e daquelas que não atingiram tanto resultado. Apontadas as atividades positivas, o fim de ano pode ser um ótimo momento para brigar por budget, como aponta Cezar Tegon, presidente da Elancers.net: “A área de RH deve estar alinhada com a organização, então é interessante fazer um levantamento e verificar quais equipes e departamentos precisam de mais ou menos treinamento para o ano que segue, por exemplo”.
As próprias demissões sofrem uma desaceleração no fim de ano, que se explica pelo fato de as organizações estarem mais focadas em atingir resultados do que para olhar a performance de funcionários. Neste contexto, a área de Recrutamento e Seleção pode se organizar melhor e repensar o que teria mais efetividade de acordo com as exigências dos gestores e dos próprios valores que a corporação emprega.
“É importante aproveitar a integração entre as pessoas e buscar um clima de retrospectiva e valorização e demonstrar os grandes acontecimentos do período. Esse acaba sendo o melhor ambiente para reconhecer as pessoas que se destacaram e suas contribuições”, comenta Edson Bregolato, sócio do Grupo CDPV(Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas).
Planejamento
Resultados ruins no que diz respeito ao RH podem estar ligados às más contratações, recentes promoções sem o devido preparo e à alta taxa de turnover. Para levantar com precisão estas informações, é importante que a empresa tenha indicadores que apontem alguns pontos para realizar um bom planejamento, e iniciar um novo ano à frente da concorrência.
Em alguns segmentos, como a Indústria, geralmente as metas já estão perfeitamente batidas e o comportamento ocioso de funcionários pode se manifestar. Uma boa saída para o RH neste sentido é aproveitar o tempo livre para aplicar treinamentos de preparo para 2014.
“A rotina interna muda em relação a desenvolvimento de colaboradores, ação que pode ser realizada com maior ênfase no fim de ano. O objetivo é preparar melhor os profissionais para 2014”, indica o especialista em gerenciamento de projetos da SOU, Wallace Santos.