Sabemos que a principal ferramenta na vida de um vendedor é a boa comunicação. Ele deve saber o que dizer, ser objetivo, ter técnica ao falar dos benefícios gerais para atrair atenção e despertar o interesse do seu cliente. No entanto, estes profissionais têm hoje disponível um recurso a mais: a mobilidade tecnológica.
Para quem atua na área de vendas, as facilidades chegam através da possibilidade de oferecer um atendimento de qualidade e um maior acompanhamento para os seus clientes.
“Para um vendedor que atende presencialmente, por exemplo, a mobilidade (e-mail, intranet, celular e telefone) pode corresponder em até 40% de toda a gestão do atendimento, desde a etapa da prospecção até o fechamento do negócio. Entretanto, é importante ressaltar que os outros 60% do atendimento ainda correspondem ao formato presencial. Portanto, a tecnologia deve ser utilizada de forma consciente e estratégica, sem que se deposite tanto nela. Isto pode muitas vezes ser um ‘tiro no pé’ do vendedor que erra na administração sobre estas etapas de negociação” revela o colunista do Carreira & Sucesso e especialista em técnicas de venda, Daniel Lascani.
Já para um vendedor que tenha como base o e-Commerce, a tecnologia pode prevalecer como grande parte do processo, com uma percentagem mais significativa nesta cadeia.
Benefícios da acessibilidade
Para Marcelo Ortega, consultor de resultados de vendas e produtividade de equipes comerciais, um bom vendedor precisa manter-se informado sobre quais são as preferências da sua clientela. “Uma maneira de fazer isso é pesquisando as suas perguntas e dúvidas; elas podem revelar suas maiores necessidades, e aí entra o auxílio da internet e o contato direto nas redes. Porém, ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado ao responder o que é questionado. O jeito que o vendedor responde mostra ao cliente o quanto ele entende daquilo que vende. Quem não domina o assunto, não sabe formular questões sobre tal”, acrescenta Ortega.
Neste sentido, os smartphones, tablets, GPS, etc. oferecem uma infinidade de recursos mobile para aqueles que prestam serviços externos ou até mesmo para os vendedores que trabalham nas empresas, que permitem o acompanhamento do cliente em tempo real e a comunicação com o mesmo, além de aprimorar seus conhecimentos sobre produtos e novidades da área.
“As redes sociais, por exemplo, têm se mostrado um ótimo canal de vendas, de divulgação e até de novos negócios. Mas é importante também que sejam trabalhadas com planejamento e moderação, e trazendo a mesma unidade ideológica que é promovida nos demais canais (e-mail, telefone). Sabendo administrar o uso da acessibilidade de forma saudável e pertinente ao seu produto, a garantia é de muito sucesso”, afirma Daniel Lascani.
Dicas dos especialistas
Para os vendedores que preferem o Home Office, é fundamental ter presença em todos os meios de comunicação web e mobile. Confira 3 dicas para manusear de forma correta esses recursos:
1. Emails devem ser respondidos com critério de importância e prioridades. Ler e-mails o dia todo impede que você faça uso de seu tempo com o que realmente importa, contatos de venda e prospecção, de fato.
2. Redes sociais são as ferramentas de marketing e vendas do momento. Você pode alavancar vendas se tiver a estratégia certa. A sugestão é contratar uma consultoria para desenhar estratégia e apresentação certas, bem como, o que deve ser feito ou não no facebook, twitter e demais. “Cuidado com exposição de imagem pessoal, afinal o cliente pode ver quem você realmente é nos finais de semana, digo isso porque nossa vida pessoal não interessa na venda”, alerta Marcelo Ortega.
3. O celular é muito pessoal, cuidado! Se o cliente não te autorizou a ligar para oferecer algum produto, não o faça, isso pode denegrir sua imagem. Use o seu celular como vendedor para receber ligações de possíveis dúvidas, acessar a internet, comunidades sociais, ler emails e utilizar o GPS para chegar mais rápido no cliente.