Entenda como criar dinâmicas de grupo para gerentes de forma criativa e atrativa!
Você sabe quais são os objetivos de uma dinâmica de grupo para gerentes? A prática é amplamente utilizada em empresas que desejam aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção de candidatos.
Essa também é uma alternativa para integrar os colaboradores, permitindo que trabalhem harmoniosamente em equipe. Além disso, a dinâmica tem o objetivo de fazer com que os funcionários se conheçam e, com isso, consigam melhorar as relações dentro do ambiente corporativo.
Quer saber como realizar uma dinâmica de grupo para gerentes de forma estratégica na sua empresa? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
1. Defina os objetivos e metas
O primeiro passo é definir quais são os objetivos que guiarão as dinâmicas de grupo. Se a ideia é, por exemplo, desenvolver o senso de pertencimento da equipe, a gestão corporativa pode colocar como meta promover o bom relacionamento, conhecer uns aos outros, entre outros.
Por outro lado, caso o objetivo seja melhorar a comunicação entre os colaboradores, é possível focar a prática da comunicação não-verbal por meio de gestos e expressões faciais e corporais. Esse tipo de estratégia favorece significativamente as ações e pode, inclusive, facilitar o engajamento do time.
2. Considere o perfil dos participantes
Da mesma forma, é necessário considerar o perfil dos participantes da dinâmica de grupo. Colaboradores de perfil mais conservador, por exemplo, se dão melhor com perguntas formais, sem excesso de informalidade.
Caso a prática seja feita com gerentes mais jovens, por outro lado, a gestão pode definir ações mais descontraídas. Tenha em mente que essa ainda é uma boa oportunidade de conhecer melhor os profissionais da empresa.
3. Apresente o sentido da dinâmica
Definidos os objetivos e o perfil das pessoas, é preciso também apresentar qual será o sentido da dinâmica de grupo para tornar a atividade mais atrativa aos participantes.
Dessa maneira, fica muito mais simples organizar a dinâmica e elaborar uma proposta que tenha a cara dos colaboradores. Além disso, é interessante promover ações lúdicas e divertidas, que incentivem a reflexão.
4. Monitore o andamento da atividade
Para ter mais chances de sucesso, é fundamental monitorar e acompanhar o andamento da atividade. O gestor deve estar de olho sobre como os participantes respondem à dinâmica; e se ela é, de fato, atraente para eles.
Isso porque, ao elaborar uma estratégia desse tipo, os gestores têm como principal objetivo integrar os colaboradores e ter retornos positivos. Caso a proposta não seja a mais adequada, vale a pena realizar adaptações e testar outras ideias no futuro.
5. Dê feedbacks sobre os resultados
Ao final do processo, sempre busque avaliar o desempenho dos gerentes, dando um feedback sobre o desenvolvimento da atividade. Essa é uma maneira eficiente de contribuir diretamente para a formação de líderes influentes.
É a partir dos feedbacks que os profissionais têm a chance de aperfeiçoar seu perfil e de melhorar alguns pontos de atenção. Como resultado, nas próximas ações da empresa, certamente os colaboradores se sentirão mais à vontade.
Como deu para perceber, a dinâmica de grupo para gerentes é uma estratégia importante para o alinhamento da formação da equipe na empresa. Com isso, o negócio tem mais chances de desenvolver líderes que se destacam.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo!