Por Lygia Pontes
Meu objetivo como consultora é auxiliar pessoas e empresas a alcançarem o sucesso com eficiência e equilíbrio. Isso pode ser feito de diversas formas, mas, a principal, é com um diálogo aberto e sincero.
Porém, ter conversas francas no dia a dia, principalmente no ambiente corporativo, pode ser um desafio para muita gente – e isso piora em situações críticas. Por isso, selecionei 7 recomendações para auxiliar você nesses momentos.
1. Seja acessível
Você pode e deve ser ocupado(a), mas, em algum momento, precisa estar disponível para uma conversa franca com seus colaboradores. Se você sempre diz não a um convite, sua equipe não irá se sentir à vontade para te procurar – ninguém quer ser considerado mais um problema em sua agenda tão ocupada, não é mesmo?
2. Escolha o lugar ideal
Se a conversa for agendada com antecedência, tente saber qual será o tema para pensar no melhor local. Você não precisa perguntar diretamente para o(a) colaborador(a) sobre o que ele(a) quer falar. É possível ter uma ideia do tema buscando outras informações, por exemplo, se mais alguém estará presente. E, assim, você pode definir se o assunto exige um local mais neutro ou informal, por exemplo um café próximo ao escritório.
3. Escute
Mesmo que não concorde com algum ponto apresentado, não interrompa. Cuidado também com a linguagem corporal. Não mostre que está desconfortável com a situação: evite cruzar os braços, franzir a testa etc. O ideal para não agir assim é tomar nota do que está sendo dito – principalmente porque você não terá que confiar apenas em sua memória.
4. Não julgue
Tente se colocar no lugar do outro. Isso irá ajudar você a entender as razões do(a) colaborador(a) e, assim, não fazer nenhum tipo de julgamento, principalmente equivocado.
5. Reflita
Não se sinta na obrigação de dar uma resposta imediata. Pense no que está sendo falado antes de dizer qualquer coisa, principalmente quando for uma conversa tensa. Atitudes por impulso, podem trazer resultados muito negativos.
6. Responda
Mesmo que a sua resposta final não seja dada imediatamente, você precisa dizer algo no fim da conversa. Pode ser apenas quando irá dar um retorno definitivo.
7. Seja coerente
Qualquer que seja a sua resposta, aja de acordo com o que disser e nunca faça promessas vagas ou que não possa cumprir. É importante deixar tudo claro para gerenciar expectativas e evitar mal-entendidos.
Bom trabalho!
Lygia Pontes é consultora em Comportamento, Comunicação e Gestão. Auxiliaempresas e pessoas a identificarem e solucionarem problemas importantes antes de setornarem urgentes. Contatos: www.lygiapontes.com | lygia@lygiapontes.com