Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • Festas de fim de ano: estratégia ou comemoração
Compartilhe
Cultura Organizacional

Festas de fim de ano: estratégia ou comemoração

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 10/12/2010 | 
  • 5 min de leitura
Festas de fim de ano: estratégia ou comemoração

O fim de ano chegou e com ele, os eventos corporativos. As organizações buscam passar nestes eventos mensagens para os colaboradores, seja em relação a metas, resultados, motivação, novos desafios, integração ou lançamentos de produtos ou serviços. Existem vários modelos para essas realizações e nem todas têm o exclusivo intuito de comemoração.

Festas de fim de ano criam uma expectativa muito grande nos funcionários. A maioria das empresas que fazem este tipo de evento, os faz todo o ano. O maior desafio é surpreender os profissionais com o mesmo investimento financeiro de anos anteriores. Para inovar nesse sentido, se faz necessário trabalhar com elementos surpresas e com o encantamento dos colaboradores. “Criamos um ambiente de união com uma ação que se chamava ‘entrelaçados’ e todo mundo entrelaçado remete a uma corda mais forte. Então, o evento era decorado com lycra, tecidos, cordas e tinha performances artísticas de pessoas se entrelaçando e formando objetos”, exemplifica João Paulo Filomeno, sócio-diretor da Sallêro Marketing de Performance. João Paulo afirma que toda essa amarração de elementos com o conceito encanta os participantes.

Em casos de festas temáticas, o risco de não agradar a todos colaboradores é grande. “Inicialmente, fizemos um hotsite onde as pessoas poderiam escolher o que gostariam no evento: música ao vivo ou eletrônica, festa comum ou temática, por exemplo. Para agradar muita gente, não é fácil, sem cair no óbvio”, relata Luciana Furtado, diretora de atendimento da Mind, agência especializada em eventos corporativos. Ela diz que é muito importante conhecer a cultura da empresa para oferecer algo inovador e diferenciado, mas que todos gostem.

O segredo é aproveitar a oportunidade, onde a empresa está investindo um valor significante, para passar uma mensagem positiva. Luciana conta que, no ano passado, fez um evento onde o contexto era a fusão de duas empresas. “Então, existiam culturas diferentes e tivemos que tomar este cuidado: neste caso, o interessante foi aproveitar a festa de fim de ano para criar um formato ou ações que permitiram que as pessoas se conhecessem e encontrassem pontos de afinidade”, destaca.

Todo evento para o colaborador, naturalmente, tem menos verba do que eventos que geram negócios. O departamento que organiza a festa quase sempre tem um montante menor do que a área comercial, pois quando é algo que se destina ao cliente, o retorno financeiro é imediato. Consequentemente, uma festa desta natureza é mais vista como uma despesa do que como um investimento. Para Luciana, de qualquer maneira, as festas são muito importantes porque premiam a dedicação dos funcionários durante todo o ano e motiva para o ano seguinte. “Para surpreender nesses momentos, é preciso carinho em preparar uma festa para o perfil adequado às pessoas da organização. É necessário cuidado para não ir apenas pela cabeça e ordens da diretoria, aprovar um formato de realização sem pensar, sendo que muitos podem não se identificar com aquilo”, observa.

NOVIDADES E INTERAÇÕES

Festas temáticas são muito comuns e, nem sempre, é possível agradar a todo mundo. Quando o RH está bem envolvido com o evento, a intenção é atingir positivamente o funcionário. Para isto existem várias interações ,que a cada ano se inova, principalmente para atender a este tipo de demanda.

Há máquinas de fotos instantâneas, atrações cênicas, decorações diferenciadas, serviços de caricatura, etc. De acordo com Marcelo PPanighel, desenhista e proprietário da Karicaturando
(www.karicaturando.com.br), que atua em festas deste tipo, a caricatura, além de uma lembrança interessante – porque nas folhas já vem a logomarca impressa e o nome da ação -, é entretenimento puro. “A reação é sempre de surpresa, formam-se filas e aquele grupo denso de pessoas atentas para a produção das caricaturas. Conseguimos, na festa, fazer um departamento inteiro juntos, na mesma folha, e isso fica como uma recordação bacana até para o dia a dia de trabalho.

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Por que a cultura da empresa deve começar com o fundador

    A cultura da empresa não é um conjunto de regras escritas em um manual esquecido na gaveta. Ela é viva, presente no dia a dia [...]
    10/12/2010 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Especialista responde: como manter a motivação e a produtividade na sua equipe

    Em pequenas ou médias empresas, a motivação da equipe é muito importante, pois cada colaborador tem um impacto significativo [...]
    10/12/2010 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Empreendedores de sucesso: lições de PMEs que cresceram mesmo em tempos difíceis

    Empreendedores de sucesso sabem que o caminho para o crescimento nunca é linear, especialmente em tempos de instabilidade econômica [...]
    10/12/2010 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.