Destinado a jovens adultos de 18 a 29 anos, economicamente desfavorecidos, o programa Learning for Life vem ao longo de 10 anos de existência, capacitando profissionais para atuarem em bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas, lojas e varejo em geral. Lançado pela Diageo (líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium que inclui marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Guinness e Baileys) nas regiões da América Latina e Caribe, o programa conta com uma rede de parceiros para a implementação de cursos práticos e teóricos em diversas disciplinas.
O projeto teve início no Brasil, em 2000, com a ideia de capacitação de jovens relacionada ao negócio da empresa. O projeto Bartender foi o primeiro a ser colocado em ação e, a partir do sucesso deste projeto no país, foi expandido para outros países da América Latina, Europa, África e Ásia. “O projeto no Brasil tem 10 anos e no restante dos países, o Learning for Life foi compreendido como uma causa de qualificação de jovens que poderia ser ligado diretamente ao negócio da empresa”, explica Tatiana Correa, coordenadora de responsabilidade social da Diageo.
O Learning for Life é constituído por algumas áreas de formação, como a Bartender, citada acima. Nela, a Diageo forma profissionais nesta atividade para atuar em bares, restaurantes e eventos, a fim de servirem os produtos da empresa de maneira adequada. É o projeto que mais gabarita jovens, com 75% do total de profissionais.
Na capacitação para o Varejo, a intenção é que a pessoa trabalhe no comércio e atenda os clientes dos produtos da empresa. Estes jovens têm uma característica um pouco diferente, pois gostam tanto da exposição ao público, como no Bartender. Tatiana informa que a empregabilidade é ótima nesta área, pois a rede varejista que tem vínculo com a marca apóia totalmente o projeto.
O Turismo também é preocupação do Learning for Life e qualifica profissionais para trabalhar na área de hospitalidade, nas redes hoteleiras, como recepcionistas e guias turísticos. “Enxergamos o projeto Bartender e o Turismo, neste momento de oportunidades e grandes eventos esportivos em que o Brasil se encontra, como uma ótima oportunidade. Estamos focando e olhando para as cidades sedes para focar mais nas necessidades de cada uma”, conta a coordenadora.
Seleção
No ano passado, 26 municípios brasileiros receberam o projeto. O principal critério de seleção dos jovens é o poder aquisitivo. A Diageo busca pessoas de baixa renda e este recorte varia de região para região. “Além deste filtro, identificamos qual o melhor curso para cada um por meio de conversas com os futuros profissionais, sentindo o que melhor se adapta à vontade e capacidade do jovem”, explica Tatiana. Ela diz que não encaminham para o programa Bartender pessoas que têm dificuldade de lidar com o público, por exemplo.
Até este ano, o Learning for Life já formou mais de 12 mil jovens. “Mais do que um número, o que conquistamos frente às comunidades é gratificante. Estamos usando o projeto para nossa rede de contatos, fornecedores e clientes para que abracem esta causa. Todos ganham com isto e saem muito felizes”, finaliza a coordenadora da Diageo.