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Gestão de pessoas

Gerenciamento de empresa e gestão de pessoas para alcançar o sucesso

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/12/2012 | 
  • 5 min de leitura
Gerenciamento de empresa e gestão de pessoas para alcançar o sucesso

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  • Gestão de pessoas: o diferencial
  • Ferramentas para a mudança

O grande diferencial competitivo das empresas atualmente é, de fato, seus funcionários. As ideias e criatividade são diretamente proporcionais a resultados diferenciais dentro das corporações. A empresa que hoje valoriza mais seus colaboradores terá maior chance de crescer e de se destacar em meio a um mercado em constante transformação de valores e práticas.

Muitas das companhias, realmente, têm na tecnologia seu diferencial, fato muitas vezes provocado por conta da competitividade do mercado. “Entretanto, o que os donos de negócio ou altos gestores devem entender é que a empresa é tocada por seres humanos. Quando o líder procura se aproximar de técnicas de relacionamento humano, isso passa a ser propagado a todos na corporação, fazendo com que o desempenho de todos seja otimizado e, consequentemente, que os lucros sejam ampliados”, explica Luis Fernando Garcia, especialista em desenvolvimento humano e dinâmica de negócios.

Para José Marcelo de Azevedo, coordenador do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, antes de se preocupar com o cliente externo, as organizações devem convergir seus esforços para a melhor atenção ao cliente interno. “Profissionais motivados, valorizados e reconhecidos sempre oferecem melhores resultados para suas companhias. As melhores empresas para se trabalhar são exemplos de organizações que priorizam o ser humano como diferenciais competitivos para os seus negócios”, enfatiza Azevedo.

Gestão de pessoas: o diferencial

A formação acadêmica vem evoluindo e, cada vez mais envolvendo os alunos com questões situacionais vivenciadas no ambiente de trabalho. “Estas novas abordagens enfatizam a importância do trabalho em equipe, a liderança e o relacionamento interpessoal como fatores propulsores da carreira profissional. Atualmente as competências comportamentais são tão valorizadas como os atributos técnicos”, conta Azevedo.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Já para Marcelo Masini, líder da prática de coaching, da FRANKLINCOVEY BRASIL, ainda hoje percebemos que questões desafiantes nas organizações tendem a ser analisadas sob uma ótica simplista. “Isto nos leva à uma análise  míope trabalhando sobre o que mais dominamos, coisas, como o técnico e o processo, por exemplo. Acredito, porém, que nosso grande desafio de gestão esta em entender de gente e isto ainda é um desafio enorme que muitos gestores não dominam”, ressalta.

Este modelo mental ainda herança de uma já velha era industrial, mas ainda presente quando o assunto esta no campo do comportamento que na maioria das vezes é onde esta a solução dos grandes problemas organizacionais, dos desafios de liderança. Para Luis Fernando, um passo para a mudança está no autoconhecimento do gestor. “Quem aprender a lidar com os próprios vícios e a controlar as impulsividades, conhecendo a si próprio, com certeza terá um desempenho diferenciado dos demais. Aspectos como saber lidar como pessoas, dar feedbacks e se comunicar são grandes diferenciais nas empresas”, conta.

Ferramentas para a mudança

Segundo Masini, o grande desafio esta em conscientizar a alta liderança do impacto desta nova maneira de ver o jogo que estão jogando e consequentemente a importância de terem talentos, incluindo eles próprios, com habilidades necessárias a esta era que estamos vivendo onde entender de gente é fundamental.

Instrumentos de avaliação desta liderança em termos de como são percebidos como time e como constroem cultura de sua organização bem como o coaching deste time visando os gaps desta visão fazem grande diferença. “Sem dúvida, o RH que tem a visão de desenvolvimento organizacional se envolvendo no grande jogo do negócio tem um papel tão estratégico como fundamental nesta transformação que é essencial neste novo momento de visão integral do ser humano e do negócio”, resumi Masini.

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