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Cultura Organizacional

8 atitudes para deixar os colaboradores felizes

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 09/01/2014 | 
  • 5 min de leitura
8 atitudes para deixar os colaboradores felizes

Segundo o estudo do Centro do Progresso para a América (CAP), 70% dos profissionais  são mais  propensos a procurar um novo emprego na virada do ano. Esta movimentação deve-se a expectativas não preenchidas por gestores que não se preocupam com a rotatividade de suas equipes. Com este intuito, algumas atitudes devem mudar para garantir a mão de obra motivada e produtiva.

A maior motivação por mudança de emprego é a falta de aderência do profissional com a cultura da empresa. Outro ponto da pesquisa mostra que não estar envolvido com projetos faz com que o profissional fique inerte e deixe de produzir o quanto poderia o que acarreta a procura por novos horizontes.

Com a preocupação estratégica, os gestores esquecem que por trás das metas existem pessoas que esperam retornos a médio e longo prazo. No entanto, quando o colaborador sente que não haverá crescimento, o desejo da procura por um novo emprego cresce. Esta rotatividade é prejudicial à empresa, pois custa e desacelera o processo produtivo de um departamento.

Para ajudar os gestores neste processo de mudança e valorização da mão de obra, o site Infomoney listou 8 atitudes que podem fazer a diferença:

1. Tenha uma missão

A geração Y, em particular, busca um trabalho que faz a diferença para o mundo e não ser apenas mais uma engrenagem na máquina. Ter um propósito para sua empresa é o primeiro passo para os profissionais almejarem trabalhar nela.

2. Deixe-os próximos da gestão da empresa

Quando alguém se sente parte da empresa, ele trabalha melhor e também é mais feliz. Deixar o funcionário próximo da gestão, aceitar e incentivar sugestões de pessoas de fora da gerência é um caminho para reter talentos.

3. Estimule amizade na empresa

Funcionários de empresas que estão em fase de crescimento ou de muitos departamentos acabam não tendo a oportunidade de se conhecer. Se este é o caso, pense em confraternizações para unir mais as equipes, como comprar um bolo para os aniversariantes do mês. Construir laços de amizade é a melhor maneira de promover o bem-estar.

4. Forneça e peça feedback regular

Temido por muitos, o feedback não deve ser visto como um vilão. Através dele os profissionais podem lidar com críticas construtivas sobre suas atividades e também receberem elogios de seus superiores (e vice-versa).

5. Não seja você quem cuide dos eventos

Não adianta dar festas de fim de ano, aniversários mensais e outras confraternizações se elas não divertem, de fato, os funcionários. Criar uma equipe entre eles que esteja responsável por pensar nestes eventos é uma boa alternativa para ter mais retorno.

6. Faça a equipe viver a marca

Seus funcionários precisam se apaixonar pela marca e pelos objetivos da empresa. Além estarem felizes por trabalhar nela, essa paixão será compartilhada para os clientes, fornecedores e até futuros empregados. O trabalho do gestor, neste caso, é incentivá-los a viver a marca.

7. Estimule o bem-estar

Segundo o site, empresas com altas taxas de retenção são as que reconhecem que o bem-estar é essencial para a produtividade. Ninguém é saudável quando trabalha por muitas horas seguidas, sem descanso e com muita pressão.

Sentir-se bem não é apenas uma questão física, mas também mental. Incentive intervalos de descansos, assim como uma hora de almoço longe da tela do computador.

8. Ofereça benefícios, mas o faça o carro-chefe da empresa

Sim, regalias fazem pessoas mais felizes. O problema é que as pessoas confundem bons benefícios com a cultura da empresa. “Cultura é a personalidade do negócio e você tem de cumpri-la dentro e fora da empresa”, disse o site.

Catho
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