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Gestão de pessoas

O que é preciso saber sobre o e-Social?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 16/01/2014 | 
  • 5 min de leitura
O que é preciso saber sobre o e-Social?

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  • Prevista para junho de 2014, a norma fiscal e-Social mudará algumas rotinas no departamento de Recursos Humanos das empresas. Para tal mudança é fundamental os funcionários saberem qual a função da norma e o que muda com ela.
    • Qual é a aplicabilidade do e-Social?
    • Quais benefícios o e-Social trará?

Prevista para junho de 2014, a norma fiscal e-Social mudará algumas rotinas no departamento de Recursos Humanos das empresas. Para tal mudança é fundamental os funcionários saberem qual a função da norma e o que muda com ela.

O e-Social é um projeto do governo federal que vai coletar as informações descritas no objeto do e-Social, armazenando-as no Ambiente Nacional do e-Social, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.

“Sabemos que o objetivo do projeto e-Social é aumentar ainda mais a transparência nas relações entre as empresas e seus empregados, além de melhorar a eficiência e a eficácia na fiscalização, reduzir a burocracia e reduzir as fraudes que ultrapassam a casa do bilhão”, afirma Leandro Felizali, diretor comercial da Vinco – empresa brasileira especializada em soluções de integração de dados fiscais para empresas de informática e escritórios de contabilidade.

O impacto para os profissionais da área está principalmente no entendimento de toda a legislação aplicável, mobilização das equipes dedicadas ao projeto, normalização e qualidade das informações relevantes incluindo:

- Rubricas da folha de pagamento;

- Lotações e Departamentos;

- Cargos;

- Funções;

- Horários de trabalhadores;

- Estabelecimentos e obras de construção civil;

- Processos administrativos e judiciais;

- Operadores Portuários, cadastrados pelo OGMO – Órgão Gestor de Mão de Obra.

“Além da organização das equipes e dos processos, para obter sucesso na implantação do e- Social, é fundamental destacar os fatores críticos de sucesso relacionados à tecnologia da informação, dentre os quais devemos considerar a disponibilidade de infraestrutura para armazenamento dos recibos, capacidade de processamento, link de comunicação de dados e utilização dos webservicesdisponibilizados pelo projeto e-Social”, explica Felizali.

Qual é a aplicabilidade do e-Social?

De acordo com o cronograma de implantação estabelecido pelo e-Social a adoção deverá obedecer a seguinte ordem:

Empresas tributadas pelo Lucro Real

-          Cadastramento inicial deve ser feito até 30/04/2014;

-          O envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar até 30/05/2014;

-          Substituição da GFIP a partir de 07/2014.

MEI e Pequeno Produtor Rural

-          Implantação do e-Social com Recolhimento unificado – final do 1º semestre de 2014;

Empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Empresas do Simples Nacional

-          O Cadastramento inicial deve ser feito até 30/09/2014;

-          O envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar até 30/10/2014;

-          Substituição da GFIP a partir de 11/2014.

Quais benefícios o e-Social trará?

Para as empresas que ainda não iniciaram o projeto ou que gostariam de adequar as melhores práticas, podemos destacar alguns potenciais benefícios:

  • Revisão dos processos internos;
  • Elaboração de um plano de ação;
  • Definição de prazos e responsáveis incluindo os terceiros;
  • Ajuste dos prazos e dos processos de acordo com o cronograma do e-Social;
  • Conformidade com a legislação do e-Social;
  • Maior envolvimento do departamento jurídico e TI.

 

O prazo de 30 de abril deste ano para carga inicial trará inúmeros riscos para as empresas o que já demanda toda a atenção com relação ao cadastro dos funcionários, dados do empregado e empregador, identidade do funcionário, conta corrente, tabela de cargos e salários e tabela dos estabelecimentos, dentre outros riscos inerentes a todo o processo de mudança do meio físico para o eletrônico.

“Entretanto, para as empresas que enxergarem o projeto como uma oportunidade, será um ótimo momento para a criação de um modelo de governança de processos, orientado a gestão de eventos e não apenas ao atendimento das obrigações sem capturar benefícios. Além disso, elevar o nível de maturidade com transparência e qualidade das informações e atendimento inequívoco dos prazos é o sonho de consumo de qualquer empresa”, conclui Leandro.

Catho
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