A cultura organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma empresa. De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de colaboradores e grupos dentro da organização.
Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a cultura organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da corporação.
“Geralmente, no momento em que almeja uma posição dentro de determinada companhia, o profissional procura saber como é trabalhar no local, seja através do próprio site da empresa, com o advento da internet, pelo conhecimento popular, ou na hora da entrevista, caso ele concorra à vaga. Esta primeira impressão cultural é o que define, na maioria das vezes, a vontade do profissional de oferecer sua mão de obra”, explica o psicólogo organizacional João Esteves de Mello.
Para o psicólogo, tão importante quanto suprir as expectativas destes novos colaboradores em relação à cultura, é investir cotidianamente no ambiente de trabalho dos veteranos, e muitas organizações pecam neste sentido. Daí a importância de reafirmar estes valores.
9 maneiras de reafirmar a cultura organizacional
A master coach e diretora da TBS Consultoria, Mariana Euclides, indica dicas sobre como as empresas podem realinhar suas questões culturais.
1. Entreviste uma parcela dos colaboradores com o objetivo de saber o porquê eles gostam de trabalhar na empresa.
2. Faça um passeio, procure por sorrisos, eles dizem muito sobre o ambiente de trabalho.
3. Invista em avaliações anuais para medir o grau de satisfação dos profissionais.
4. Tenha em mente que existem “bolsões” de cultura dentro dos departamentos individuais que destoam um pouco da cultura geral da companhia. Documente as áreas e inclua também suas normas.
5. Preze pela transparência, noticie as mudanças que ocorrem, seja nos cargos executivos, modelo de negócios e até mesmo novos benefícios para os funcionários.
6. Ofereça e incentive oportunidades de interação entre os colaboradores através de cafés da manhã coletivos, happy hours, etc.
7. Treine os gestores das áreas para que eles estejam alinhados com os objetivos da organização.
8. Reforce a missão e visão global da empresa.
9. Verifique se a empresa proporciona qualquer tipo de reembolso ou apoio à formação, seminários, ou mensalidade da faculdade. Valorize seus profissionais!