Realizar uma boa avaliação de desempenho dos profissionais é essencial para o sucesso na implantação de uma política de gestão por resultados. Porém, muitas empresas têm dificuldades com a baixa adesão dos colaboradores na hora de responder às avaliações pessoais e de seus gestores, o que prejudica toda a estratégia.
Para Sergio Falsarella Jr., diretor executivo da SER – empresa especializada em soluções e serviços para a gestão do capital humano que conta com clientes em todo o Brasil, e que já aplicou mais de 1 milhão de avaliações – a baixa adesão ao processo de avaliação de desempenho é um problema que afeta grandes empresas, mas que pode ser combatido com algumas medidas simples.
Confira quatro dicas importantes:
Comunicação é fundamental – Antes de receber o formulário de avaliação, o colaborador precisa estar ciente de todo o processo e de que forma a empresa será beneficiada com a sua contribuição. Por isso, faça um lançamento da iniciativa, explicando quais os objetivos e oportunidades de melhoria a empresa está buscando, e tire dúvidas antes de iniciar a coleta de informações.
Elimine os medos – Alguns colaboradores podem ficar receosos em fazer uma avaliação negativa de seu superior por acreditarem que os mesmos podem ter acesso às informações, e isso resultar até mesmo em sua demissão. Reforce junto às equipes o caráter profissional e sigiloso do trabalho que está sendo realizado. Se o processo impactar em remuneração, enfatize o compromisso ético, a análise baseada em fatos e a responsabilidade ao avaliar.
Envolva a alta gestão – Contar com o suporte dos principais stakeholders é essencial para o engajamento dos profissionais na avaliação e na implantação da política de gestão por desempenho como um todo.
Tenha a TI como parceira – invista em uma ferramenta que ofereça fácil acesso e navegação para que o colaborador se sinta à vontade para responder a avaliação. Para isso, o envolvimento da equipe de tecnologia da informação, e até mesmo de um fornecedor de software e serviços especializado, faz toda a diferença.