Há um número cada vez maior de Pessoas com Deficiência que saem de escolas e universidades e querem entrar no mercado de trabalho, mas têm dificuldade para conseguir uma oportunidade profissional. Do lado das empresas, seja pelo cumprimento da Lei de Cotas ou pela valorização da diversidade no ambiente de trabalho, também é crescente o interesse pela contratação de Pessoas com Deficiência para ocupar posições em aberto. Visando atender essas demandas, recentemente, a Catho liberou o uso gratuito de sua plataforma para Pessoas com Deficiência (PcD). Os profissionais podem usar os recursos da Catho para buscar oportunidades de trabalho e enviar seus currículos a elas, encurtando o caminho até empresas que procuram PcDs para compor suas equipes.
Uma pesquisa recente da Catho em parceria com a consultoria i.Social, apontou que a maior parte dos profissionais com deficiência (54%) afirma que oportunidades ruins de trabalho são a principal barreira na carreira. Ainda no compromisso de ajudar na inclusão dos profissionais PcDs no mercado de trabalho, todas as vagas publicadas na Catho estão disponíveis, também, para a candidatura de PcD. O profissional de RH poderá indicar que tipo de deficiências são aceitas considerando os requisitos da vaga e a estrutura da empresa e, quando julgar necessário, continuará contando com o recurso de vaga exclusiva para PcD.
“Não seria justo limitar a participação do PcD em processos seletivos somente para determinados tipos de vagas. O profissional tem de ser avaliado primeiramente pelas qualidades técnicas que o credenciam a ocupar o cargo, independentemente da deficiência”, diz Testa.
A gratuidade e a variedade de vagas não poderia ter resultado em outra coisa se não o aumento da quantidade de profissionais PcD cadastrados no site. Até 25 de outubro, o número de profissionais com laudos aprovados, ou seja, comprovadamente enquadrados nas exigências da Lei de Cotas e usufruindo da gratuidade do site, era quase 4,4 mil.
Se, agora, os profissionais PcDs têm uma ferramenta potente para buscar empregos, do outro lado, as empresas têm acesso a uma infinidade de currículos para trabalharem cada vez a inclusão social no mercado de trabalho.