Na hora da demissão, os gestores costumam considerar apenas os custos diretos relativos ao desligamento do profissional, mas existem também impactos no time e na cultura organizacional que devem ser levados em consideração.
Para Juliane Yamaoka, gerente-geral da Efix, listou os principais impactos do desligamento na empresa. Veja quais são e como amenizá-los.
Impactos na performance do time. Se o demitido é querido na equipe, o impacto será considerável. A situação pode piorar se a produtividade dele era alta, mas foi desligado por questões comportamentais em relação à chefia, o que é comum, por exemplo. Neste caso, administrar o conflito é uma alternativa mais viável do que a demissão. Qual será o impacto na performance e no engajamento dessa equipe, após uma demissão considerada “injusta”?
Perda de conhecimento. Em uma demissão a empresa sempre vai sofrer com a perda de conhecimento, seja ele técnico, seja de relacionamento com o cliente. Outro tipo de conhecimento é o institucionalizado, quando os processos e procedimentos não estão necessariamente escritos nos manuais da empresa e só era executados pelo ex-colaborador. Nesse caso,
Danos à reputação empresarial. Obviamente, uma demissão não deve ser bloqueada porque o empregado pode, eventualmente, reclamar da empresa. Mas a empresa deve planejar a admissão para evitar um volume de demissões que comprometa sua reputação como bom empregador. Neste caso, o ciclo de más admissões e demissões rápidas poderá apenas se intensificar.
Planeje sua contratação e tenha um processo de retenção. Dois fatores podem diminuir o turnover: a estruturação de um processo de admissão de funcionários que alinhe competências e comportamentos à cultura organizacional e a estruturação de um processo de retenção que inclui a avaliação contínua para desenvolvimento do profissional.
Se não existe outra alternativa a não ser a demissão, é importante planejá-la de forma a causar o mínimo impacto no time e nos processos organizacionais, recuperando uma parte do conhecimento institucionalizado adquirido por aquele funcionário ao longo da sua trajetória. Terminar um casamento nunca é simples, mas é possível fazê-lo sem grandes traumas.