Diante da necessidade de know-how para ter mais assertividade nos negócios, as organizações recorrem a consultores para contribuir diretamente nesse processo. Esses profissionais são designados para realizar diagnósticos, identificar soluções e recomendar ações. A partir disso, ele poderá transmitir informações valiosas e essenciais a funcionários e colaboradores da empresa que o contratou, bem como ser o responsável pelo treinamento da equipe e oferecer uma assessoria complementar para implementação de algum projeto.
O fato é que a atividade de consultoria está cada vez mais presente no mercado e a demanda por esses profissionais vem aumentando gradativamente. Com isso, novos consultores surgem, mas muitos deles não sabem ao certo que valor cobrar pela consultoria, ao mesmo tempo em que muitas empresas também ficam na dúvida sobre o seu custo.
Especialistas afirmam que um consultor em início de carreira cobra em torno de R$20 por hora. Por outro lado, o profissional deve levar em consideração alguns critérios para definir um honorário justo para ambas as partes e que chame atenção das empresas. A reputação no mercado, formação acadêmica, currículo e até mesmo a presença na mídia são pontos cruciais que definem e valorizam o profissional.
Outra questão que pode ser observada para decidir sobre o custo da consultoria é a importância do trabalho que será realizado e os resultados que a consultoria proporcionará à empresa contratante, ou seja, o quanto o consultor irá contribuir para redução de custos ou mesmo em ganhos de produtividade ao seu cliente.
E lembre-se, assim como em qualquer negociação, é válido observar o mercado para ter uma base de referência na hora de decidir pelo custo da consultoria. Ter sensibilidade para as taxas que normalmente são cobradas no segmento empresarial do cliente certamente é um bom caminho para não errar na hora de decidir o valor da sua consultoria.
Outro fator determinante para decidir quanto cobrar pela consultoria é a despesa que o profissional terá com suas necessidades de trabalho e o quanto isso pode interferir no orçamento final. Abaixo, separamos uma pequena lista para ajudar os consultores a avaliarem seus gastos, confira:
Custo Fixo
• Telefone celular
• Combustível / Transporte
• Alimentação
• Internet
• Aluguel de escritório
Custo Variável
• Estacionamento
• Viagens / Passagens aéreas
• Hotel
• Táxi
Dica: ao final do mês, o número de dias trabalhados/remunerados deve ser suficientemente rentável para o profissional custear todas as despesas acima. No entanto, obter ganhos somente para pagar tais contas não basta. É preciso sobrar uma quantia considerável no saldo final que atenda outras necessidades, como: poupança, previdência privada e gastos pessoais.