O momento de turbulências e incertezas que assola o país afeta também o mundo corporativo. Muitas empresas estão sentindo o peso da crise econômica e diariamente precisam lidar com os receios de seus colaboradores quanto ao futuro.
Isso tudo gera ainda mais incógnitas, aumenta o descontentamento dos profissionais e pressiona os empreendedores a se esforçarem mais para buscarem soluções criativas e encararem os desafios pela frente.
Para seguirem firmes em suas trajetórias, as empresas (principalmente pequenas e médias) não devem se abater: precisam manter o foco e buscar novas alternativas. Veja a seguir algumas lições de empreendedores que sentiram os impactos da crise atual, mas estão dando a volta por cima.
1 – Alinhe o time
Em meio ao caos, é hora de abrir o jogo com todos os envolvidos em um negócio, mostrar os possíveis cenários futuros e montar novas estratégias. Para Dan Cohen, fundador da F(x), plataforma de busca por crédito, o empreendedor precisa entender que a crise também pode ser uma oportunidade de encontrar meios de crescer. Por isso, a receita é “alinhar o time, limitar os custos fixos e remunerar muito bem quem gera receitas. Resiliência é o único remédio para a volatilidade, mas para funcionar precisa ser tomado com regularidade”.
2 – Adeque o fluxo de caixa
A crise impactou o nível de inadimplência de várias empresas, gerando grandes índices de atrasos e perdas de contratos. Para Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, especializada em gestão de e-commerce, a solução foi adequar o fluxo de caixa à nova realidade. “Planejamento é essencial em momentos turbulentos. Trabalhar para o melhor, mas estando sempre preparado para situações mais desfavoráveis”, explica.
3 – Mantenha a equipe motivada
Não é segredo que as taxas de desemprego aumentaram. Porém, dentro de uma empresa o melhor a fazer é manter a equipe motivada. Por isso, Rafael Cichini, CEO da Just Digital, ressalta a importância de mostrar que a empresa quer crescer, quer contratar mais pessoas, conseguir novos projetos e que, para isso, todo mundo precisa trabalhar junto. “Apresentar o planejamento da empresa e a previsão de crescimento é uma forma de deixar as pessoas tranquilas. Qualquer negócio depende de pessoas e dentro de uma estratégia responsável, o ideal é manter o funcionário o máximo que puder”.
4 – Pense em um cenário pós crise
É na crise que surgem ideias de novos negócios. Para Chichini, o momento é favorável para expandir o portfólio, pensar em ações que exigem tempo, mas que estarão maduras para quando a crise passar. “Até lá, estaremos ainda mais fortalecidos para atender uma demanda que tende a ser alta”, finaliza.
5 – Invista em diferenciação
Criar novos serviços ou ampliar os existentes para suprir uma demanda pode ser uma ótima solução em tempos de crise. Para Guillermo Reid, CEO da WDEV, empresa especializada em tecnologia, a melhor tática foi se especializar em um nicho específico. “Para otimizar os investimentos neste momento de crise, definimos como estratégia atuar em um nicho e sermos especialistas nele. Com a atuação voltada diretamente para o mercado de seguros, nos mantemos focados para adotar soluções tecnológicas de acordo à necessidade do nosso mercado de atuação”.