Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • 5 erros aos tentar transformar uma ideia num negócio
Compartilhe
Cultura Organizacional

5 erros aos tentar transformar uma ideia num negócio

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/03/2021 | 
  • 4 min de leitura
5 erros aos tentar transformar uma ideia num negócio

Autor: Camila Martins

Muito se fala sobre as dificuldades de empreender. E não à toa, afinal, sair da posição de assalariado para comandar um negócio exige uma expertise que, na maioria das vezes, o profissional não teve a oportunidade de adquirir ao longo de sua carreira. Empreender vai muito além de ter uma boa ideia e administrar o próprio capital, como falamos em diversos textos por aqui.

Carlos Mazzei, fundador da Associação Nacional dos Inventores, aprendeu a identificar padrões que ajudam a entender por que uma ideia, às vezes, não vai para frente e, consequentemente, impede que o empreendedor tenha sucesso.

Desde o descuido na hora de registrar o conceito de um negócio até não saber o momento de passar o empreendimento adiante, Mazzei listou cinco obstáculos que afetam tanto inventores quanto empreendedores digitais.

1. Não pesquisar o suficiente
Primeiro vem um insight, depois a constatação: que ideia genial! Segundo Carlos, o passo seguinte a esta cena comum a empreendedores deve ser fazer uma pesquisa para descobrir se a tal “ideia genial” é, de fato, nova. “Há casos em que chegam a tentar colocar projetos de negócios e produtos no mercado como se fossem inovadores, quando há alternativas semelhantes disponíveis há anos”, diz ele.

2. Não registrar a ideia como propriedade intelectual 
Assim como protótipos de produtos são protegidos por meio de uma patente, o ideal é que um novo conceito de negócio esteja legalmente resguardado antes de divulgá-lo. “Tem sido um caso recorrente com aplicativos: os criadores levam a feiras em busca de parceiros e, meses depois, surgem várias cópias”, explica o presidente da ANI. Ainda que a lei brasileira não permita registrar a ideia de um app, uma alternativa é fazer isso na agência americana de propriedade intelectual, a Copyright Office. “Já fizemos esse procedimento com pelo menos 300 aplicativos na Associação”, conta Carlos.

3. Errar no timing e alvo de investimento
O momento de expandir ou concretizar um negócio por meio de aporte externo é crucial para o sucesso do negócio, por isso não pode ser feito de forma afobada. É preciso ser consciente do atual estágio de desenvolvimento da ideia e das suas perspectivas no mercado e buscar um investidor apenas quando esse cenário for promissor. Também é imprescindível garantir que os parceiros prospectados para participar do empreendimento estejam alinhados com seus valores e o futuro almejado, assim como saber com precisão o montante desejado para o investimento.

4. Não ter um plano
Sem saber onde quer chegar com uma ideia, o empreendedor dificilmente saberá o caminho a percorrer. O ideal é lançar o negócio já pensando em expansão, em franqueá-lo, em atrair investidores ou até mesmo em vendê-lo após atingida certa maturidade. “E é preciso renovar constantemente esse propósito. Cansei de ver ideias maravilhosas que não decolam porque seus criadores não têm tino para a parte comercial. Se não encontrou o sócio ideal que complemente essa característica, passar adiante é uma boa opção”, comenta Mazzei.

5. Falta de apoio familiar
O processo de desenvolvimento de uma ideia até ela se tornar um produto ou negócio viável é difícil e, às vezes, infrutífero. Além de suporte financeiro, é essencial contar com o apoio das pessoas próximas à vida do empreendedor. “Família e amigos são essenciais nessa hora. Eles precisam saber o que está acontecendo e ajudar tanto em questões práticas quanto no lado mais emocional dessa empreitada”, afirma Carlos.

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Conflitos internos: como resolver com comunicação direta?

    Uma troca de mensagens atravessada, um tom de voz mais alto, um desentendimento entre setores. Situações assim são mais comuns [...]
    03/03/2021 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Não cometa esses 7 erros durante a definição de salário do colaborador

    Escolher quanto pagar a um colaborador costuma parecer uma tarefa simples, mas envolve decisões importantes. Afinal, a definição [...]
    03/03/2021 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Por que a cultura da empresa deve começar com o fundador

    A cultura da empresa não é um conjunto de regras escritas em um manual esquecido na gaveta. Ela é viva, presente no dia a dia [...]
    03/03/2021 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.