A demissão, sobretudo quando se trata de uma decisão unilateral da empresa, representa uma interrupção na realidade com a qual o profissional está habituado. Esse momento também invoca a presença dos fantasmas da futura necessidade de recolocação no mercado.
Por esses motivos — e pela premissa que se trata de um ser humano em uma situação delicada — é muito importante que os profissionais de recursos humanos saibam como demitir um funcionário.
Emita alertas ao profissional
De fato, o processo de demissão deveria começar antes mesmo do martelo ser batido e da decisão tomada. Mas isso nem sempre é possível. E quando possível, ou seja, quando já houver um interesse da empresa em rescindir um contrato de trabalho, procure alertar o funcionário. Mas faça isso de uma forma amistosa e, até mesmo, educativa — sem fofocas, pressão ou ameaças.
Quando não há uma sinalização particular dos gestores, como em uma possível redução do quadro de funcionários, negocie com a diretoria a possibilidade de apresentar aos colaboradores, de forma transparente, as dificuldades pelas quais a empresa está passando. Isso faz com que as pessoas tendam a ficar mais atentas às suas atividades e evitar compromissos particulares a longo prazo, como a contração de dívidas.
Estimule a reflexão do decisor
Não é a toa que, usualmente, o setor de RH é repleto de psicólogos. E mesmo que você não seja da área, tente trabalhar a situação e, no momento que for comunicado sobre o processo demissional de alguém, estimule a reflexão do decisor.
É isso mesmo que ele quer? A situação não pode ser revertida? Será mais vantajoso para a empresa demitir e abrir um novo processo seletivo ou conversar com o profissional e até mesmo remanejá-lo de setor? Não é raro uma decisão de demissão ser tomada no fulgor de alguma emoção. Portanto, sempre vale a pena pensar antes de agir.
Evite algumas ocasiões
Lembrando da premissa de que o profissional a ser demitido é um ser humano, é bom evitar dar uma má notícia às vésperas de feriados, férias, fins de semana ou ocasiões especiais para não estragar totalmente o lazer dele.
Dependendo da situação, o RH pode até mesmo tentar negociar com os gestores para que a demissão se dê, por exemplo, após uma confraternização que está há poucas horas ou dias de acontecer.
Outra atitude malvista é deixar o profissional desempenhar suas atividades normalmente durante o dia e realizar a demissão ao final do expediente mesmo quando a decisão já houver sido tomada.
Alinhe quem dará a notícia
Dependendo da cultura e da estrutura da empresa, tanto o gestor como alguém da equipe de RH pode ser o responsável por comunicar a demissão ao funcionário. É importante alinhar quem falará primeiro.
Se for o gestor, oriente-o sobre a melhor forma de como demitir um funcionário. Se for você, questione o gestor para que você entenda bem os motivos da demissão e possa “entregar” a notícia da melhor forma possível.
Dependendo dos motivos, é sensato solicitar um backup do computador do colaborador e deixar os responsáveis sob aviso para bloquear acesso do demitido às áreas restritas ou aos sistemas corporativos, como o e-mail.
Seja direto e espere pelo pior
É muito difícil prever a reação das pessoas diante de notícias ruins. Portanto, não enrole para comunicar a demissão e sempre esteja preparado para reações negativas, procurando dominar a situação com muita calma e compreensão. Ouça sempre e procure não emitir opinião, nem a favor nem contra o funcionário.
Por fim, não adianta se iludir! Todo processo de demissão é doloroso e pode ser traumático. Mas o trauma pode ser aliviado dependendo de sua ação. Para entender melhor esse assunto, leia o post “Humanização no processo de demissões: você sabe demitir?”.