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Redes Sociais: como usar para o benefício do RH?

As plataformas de interação online já são uma parte indissociável do nosso dia a dia. No entanto, nem sempre as organizações se aproveitam corretamente desse recurso. As redes sociais e o RH podem caminhar juntos em diversas estratégias para benefício da empresa.

Neste artigo, vamos compartilhar com você os motivos que tornam esses espaços virtuais tão propícios para a atuação do RH. Além disso, vamos mostrar como você pode usar as redes sociais e quais cuidados precisa ter. Continue a leitura e confira nossas dicas.

Por que o RH deve se atentar às redes sociais?

Você sabia que o Brasil ocupa o segundo lugar em relação ao uso de redes sociais no mundo? Segundo pesquisas, o brasileiro passa, em média, 225 minutos nessas plataformas diariamente. O interesse e engajamento que as pessoas têm nesses espaços podem se tornar uma grande oportunidade para alavancar a imagem da sua empresa.

Se sua organização já está nas redes sociais, o RH precisa se atentar ao conteúdo que é produzido e repassado ao público por meio delas. Afinal, elas são potentes vitrines da marca empregadora, em que é possível compartilhar a cultura corporativa, as conquistas internas e os benefícios de atuar na empresa.

Por outro lado, se não houver preocupação com a imagem transmitida nas redes, é possível que o trabalho árduo da gestão de pessoas não gere os frutos esperados. Isso porque aquilo que é pensado e proposto não está sendo divulgado ou usado com a estratégia certa.

Quando utilizar as redes sociais no RH?

Em diversos momentos, redes sociais e RH podem trabalhar juntos. Acompanhe a seguir algumas formas de potencializar o uso dessas plataformas para benefício da gestão do capital humano.

Promover a cultura da empresa

Uma das maneiras de se apropriar corretamente das redes sociais é usando-as para promoção da cultura organizacional. Sabemos que fortalecer esse aspecto na empresa é um processo, muitas vezes lento, que exige um trabalho intenso de propagação do propósito, da visão e dos valores da instituição a todos que atuam nela.

Considerando que a maioria dos profissionais está ativo em espaços como LinkedIn, Facebook, Instagram e outros, é possível aproveitar para criar um diálogo mais consistente com eles, de forma leve e pessoal. Assim, eles vão assimilar as ideias de maneira mais orgânica, gerando um alinhamento com o que a gestão deseja.

Contar sobre conquistas e ações realizadas

As redes sociais no RH também podem ser um instrumento de engajamento e motivação para os colaboradores. Compartilhar as ações e conquistas do dia a dia corporativo nas publicações vai gerar um sentimento de pertencimento e valorização nos profissionais.

Imagine ver seu trabalho projetado na plataforma oficial da empresa? Isso certamente proporciona contentamento para os membros da equipe. Além disso, ainda motiva outros a melhorarem o desempenho para ganharem esse mesmo destaque.

Para os clientes, parceiros e outros profissionais que acompanham as redes da organização, esse tipo de postagem é uma forma de mostrar o intenso trabalho realizado e as pessoas que estão por trás de todo o processo.

Emitir provas sociais por meio de colaboradores

Um dos grandes benefícios de unir redes sociais e RH é otimizar a atração de talentos. Isso porque o público passa a conhecer melhor a marca empregadora e desejar fazer parte da empresa. Esse processo é fortalecido pelas ações que já citamos, como a disseminação da cultura e o compartilhamento de conquistas.

Mas existe ainda uma outra ação interessante que você pode apostar. Trata-se da divulgação de provas sociais por meio dos colaboradores como, por exemplo, depoimentos de satisfação em atuar na empresa. Essa é uma das melhores estratégias de persuasão, que pode intensificar o desejo dos melhores talentos do mercado a ingressar na sua organização.

Promover vagas em aberto

Você já está investindo em recrutamento online? A maioria das empresas tem adotado esse caminho com intenção de acelerar e otimizar o processo de seleção de talentos. Mas, para aumentar ainda mais as chances de contratar bons candidatos em menor tempo, você pode usar as redes sociais para promover as vagas em aberto.

Pense bem: profissionais que seguem o perfil da organização nas redes sociais muito provavelmente admiram a empresa e compartilham dos mesmos valores. Isso quer dizer que eles têm algo de grande valor no recrutamento, o fit cultural.

Conhecer melhor os candidatos no recrutamento

Mais uma maneira de usar as redes sociais no RH é para conhecer melhor os candidatos que estão participando do recrutamento. Como as pessoas compartilham sua vida ativamente nas redes, esses espaços são ótimas ferramentas de observação.

Em redes como o LinkedIn, é possível ter uma visão mais ampla da trajetória do profissional e até mesmo encontrar recomendações sobre ele. Em plataformas como Facebook e Instagram, o RH pode analisar melhor o comportamento e as ideias compartilhadas por cada um no dia a dia.

Quais os cuidados do RH na utilização de redes sociais?

Agora que você sabe que redes sociais e RH precisam ser parceiros, é importante entender quais são os cuidados que você e sua equipe devem tomar ao usar esses espaços. Para começar, saiba que é importante estruturar o perfil da empresa nas diversas redes existentes. Em vez de focar apenas nas profissionais, como LinkedIn, aproveite o potencial também do Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, entre outras.

É indispensável que haja um alinhamento do RH com o time de Marketing, que geralmente é o responsável por conduzir as iniciativas online. Trabalhar em conjunto vai garantir que não haja conflito de estratégias e que as ações sejam ainda mais eficientes.

O RH também pode propor e implementar uma política de uso das redes sociais, com a finalidade de evitar equívocos que possam prejudicar a imagem da empresa. Padronizar a linguagem, estabelecer responsáveis pelo gerenciamento das redes e definir um plano de ação para situações de crise são alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para mostrar como redes sociais e RH precisam estar integrados para que a imagem da empresa seja fortalecida tanto para o público interno quanto externo. Apostar nesses espaços é uma forma de alavancar as ações tomadas pela gestão de pessoas e garantir mais visibilidade e engajamento.

Se você achou este artigo interessante, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, afinal, elas são excelentes plataformas para disseminar boas dicas e estratégias com os colegas.

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