equilibrio emocional

Como melhorar o equilíbrio emocional da equipe? Confira 7 dicas

O equilíbrio emocional é uma competência cada vez mais exigida em nossa sociedade e também nas empresas. Isso porque é por meio dele que fazemos as adaptações necessárias para o bom desempenho das atividades na nossa vida pessoal e no trabalho, garantindo a produtividade e os resultados esperados.

No ambiente empresarial, o RH exerce um importante papel junto às lideranças e equipes, no sentido de apresentar ferramentas que tornem possível o desenvolvimento do equilíbrio e também da inteligência emocional por todo o time de trabalho, ainda mais em ambientes de incerteza. Pensando nisso, trouxemos para você 7 dicas de como melhorar o equilíbrio emocional na sua empresa. Acompanhe!

1. Ofereça ajuda

Além de mercados cada vez mais competitivos, ainda estamos passando pela crise sem precedentes causada pelo novo coronavírus. Nesse cenário, praticar a empatia, acompanhar de perto as tarefas e oferecer ajuda são práticas fundamentais para que o time se sinta seguro e orientado para contribuir com o seu máximo potencial. Com as rotinas alteradas, mais do que nunca, as pessoas esperam que o RH e as lideranças digam a elas o que fazer e como elas podem dar as suas melhores contribuições, a fim de ajudar a empresa a passar por esse momento e, também, vencer os desafios impostos pelo trabalho das equipes remotas.

Logo, é importante que o RH e a liderança estejam atentos, façam reuniões de alinhamento e também colham feedback das suas equipes. Dessa forma, é possível acompanhar o andamento das atividades e reconhecer as dificuldades individuais e do grupo, prestando a ajuda necessária. Lembre-se de que esse auxílio pode ser referente tanto a questões técnicas, quanto emocionais e comportamentais. Portanto, esteja preparado para direcionar as demandas.

2. Use a internet a seu favor

A pandemia adiantou a tendência do trabalho remoto. Com o uso da internet, é possível fazer videoconferência, compartilhar documentos, acessar sistemas a distância, participar de chats, além de uma infinidade de outras possibilidades. Por isso, use a tecnologia para acompanhar mais de perto o trabalho da equipe. Como já adiantamos, o time se sente mais seguro quando é bem orientado, e isso é fundamental para que se mantenha confiante e equilibrado emocionalmente.

3. Fuja do excesso de notícias e das fake news

A tecnologia e a democratização da informação trouxeram para a sociedade muitas facilidades, mas seu mau uso gerou as notícias falsas, as chamadas fake News. Elas servem para disseminar medo, ódio ou inverdades que podem comprometer vários aspectos da sociedade, e combatê-las é um dever de todo cidadão e também das empresas. Isso porque essas notícias são capazes de gerar medo e pânico, principalmente em um momento tão delicado como o que estamos vivendo na atualidade, com o advento da Covid-19.

Use os canais de comunicação da empresa para reagir às notícias falsas e, se necessário, reúna a equipe por videoconferência para esclarecer fatos relacionados à rotina da companhia e restabelecer o equilíbrio emocional do time. Sugira a seus colaboradores que reservem, pelo menos, 30 minutos do dia para se inteirarem das novidades por meio de sites confiáveis, jornais ou TV. Acompanhar em tempo real os indicadores do crescimento da doença e outras tragédias pode causar ansiedade e medo, o que tem a chance de desestabilizar o emocional de quem consome em grande quantidade esse tipo de informação.

Powered by Rock Convert

4. Não faça cobranças excessivas

Metas inatingíveis e cobranças excessivas podem comprometer o rendimento da equipe, gerando uma sobrecarga emocional e paralisando as pessoas, ao invés de motivá-las. Com isso, temos um efeito contrário ao esperado, comprometendo os resultados, tanto a nível individual quanto em grupo. É importante que as lideranças saibam “sentir” o momento e estabelecer metas reais, ou seja, aquelas possíveis de serem alcançadas.

Vale lembrar-se de que, em momentos como o que vivemos hoje, as metas devem ser revistas para se adequarem à realidade do mercado e também ao momento de cada colaborador. Isso não significa que todas elas devam ser flexibilizadas, mas analisadas a fim de se evitar estresse e sentimentos negativos, que podem causar o desequilíbrio emocional do time de trabalho, comprometendo inclusive o clima organizacional.

5. Incentive o autoconhecimento

Antes de pensar em equilíbrio emocional para a equipe, é preciso pensar no nível de consciência de cada membro do grupo. Isso porque é necessário ter autoconhecimento para reconhecer as próprias emoções e aprender a lidar com elas da melhor maneira. Quando as pessoas passam a desenvolver o seu nível de consciência, elas melhoram as relações interpessoais, em especial no ambiente laboral, onde o nível de pressão e exigência por resultados costuma ser desafiador.

Assim, o autoconhecimento é a chave para o bem-estar individual, que também colabora para as relações em grupo, elevando sentimentos como a autoestima. Para incentivar o autoconhecimento na sua equipe, promova cursos online, ofereça indicações de filmes, livros e séries e crie o hábito de conversar sobre essa competência com o time. Comece pela liderança e incentive-a a levar esse conhecimento para a equipe.

6. Estimule a organização

A organização interna começa pelo lado de fora. Em um ambiente sujo e desorganizado, fica muito mais difícil concentrar-se, alinhar ideais e, até mesmo, sentir-se confortável. Por isso, na busca pelo equilíbrio emocional, incentive a equipe a organizar o ambiente de trabalho, seja ele na empresa ou em casa. Explique para eles a importância dessa organização e elogie sempre aqueles que mais se destacam nesse quesito. Pode ser um incentivo para os demais, e os benefícios são para todos!

7. Fomente o senso de colaboração entre o time de trabalho

Um ambiente harmônico, com um clima organizacional positivo, favorece o bem-estar, a qualidade de vida e o equilíbrio emocional das pessoas. Por isso, promova ações que incentivem o senso de colaboração. Isso pode ser feito no dia a dia com uma justa distribuição das tarefas e com feedbacks para os grupos. Dinâmicas com jogos, como a gamificação, também podem ser trabalhadas para fomentar o espírito de colaboração entre os times. Essa sinergia entre as pessoas é fundamental para o equilíbrio emocional do grupo, favorecendo os resultados esperados.

Diante disso, fica evidente que é possível o RH da empresa estabelecer ações simples para melhorar o equilíbrio emocional da equipe, o que garante que se tornem mais produtivas e engajadas com as suas entregas, favorecendo a competitividade da empresa no mercado.

Se você gostou deste artigo sobre como melhorar o equilíbrio emocional da equipe, curta a nossa página no Linkedin para acompanhar mais conteúdos como este!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.