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A importância do Business Partner para as empresas

O uso de novas e eficientes metodologias, estratégias e tecnologias no setor de recursos humanos é um caminho inevitável. A inovação de processos garante treinamentos, burocracias e alinhamentos mais acertados e a atração de novos talentos com as habilidades profissionais mais buscadas no mercado de trabalho. Nesse sentido, o business partner (BP) é um conceito cada vez mais presente nas organizações.

Neste post, explicamos o que é o BP, como desenvolver e quais são os reais ganhos e benefícios que os negócios têm com essa estratégia. Entenda.

O que é business partner?

O business partner é o cargo em que o profissional capacitado atua diretamente com a liderança ou alta gestão da organização. As funções do BP (em tradução livre, parceiro de negócios) objetivam um funcionamento mais dinâmico do setor de recursos humanos, e não somente focado em burocracias e na gestão de pessoas.

Esse cargo foi desenvolvido em meados dos anos de 1980, quando David Ulrich, especialista e referência em recursos humanos, lançou o livro “Human Resource Champions”. A ideia é que o business partner seja o responsável por criar uma ponte entre liderança e RH, de modo que esses departamentos funcionem de maneira equilibrada e em conjunto.

Com isso, a figura do BP está relacionada com dois aspectos fundamentais na atual administração de negócios e pessoas: a inovação de processos e a gestão estratégica do RH.

Quais são as atribuições do business partner?

O papel do business partner é alinhar e construir estratégias junto à liderança da organização e demais gestores. Ele atua como um analista para garantir que o RH atenda às necessidades do negócio, metas e objetivos dos setores. 

Separamos algumas das principais atribuições desse profissional para que você entenda o diferencial de ter um cargo estratégico na organização. Veja só.

Traça estratégias

O BP não lida diretamente com políticas e burocracias, pois o foco é na tomada de decisões, capacitação e mediação de conflitos e problemas internos. Esse profissional é o responsável pela coleta e tratamento de dados e informações, para que estratégias e processos sejam mais acertados e alinhados com os objetivos do negócio.

Identifica problemas

Por meio da coleta de dados e informações, o business partner consegue identificar problemas na gestão de pessoas, gargalos na produtividade das equipes, falta de motivação e outros aspectos que impactam negativamente na organização. A partir disso, são elaborados treinamentos, capacitações e outros ajustes específicos que solucionem essas falhas e erros de maneira eficiente.

Alinha expectativas e objetivos

Como dito, a ação do BP não é burocrática e política, mas dinâmica e focada no alinhamento de expectativas e na criação de um elo entre colaboradores e organização. Dessa forma, é um profissional que está em constante conversa com líderes, gestores e funcionários, para que os objetivos estejam em constante equilíbrio.

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Identifica oportunidades para reduzir custos

Gargalos produtivos, falta de treinamento e problemas no equilíbrio entre projetos e colaboradores são aspectos que podem aumentar os custos da organização e prejudicar a competitividade.

Ao identificar esses problemas e traçar soluções em tempo hábil, consequentemente os custos com erros e falta de capacitação são evitados. Também é possível que, durante o trabalho de coleta de informações e dados, o BP visualize processos que estejam desalinhados e possam passar por uma reestruturação para utilização consciente dos recursos.

Quais são as vantagens do business partner para as empresas?

O business partner representa uma figura estratégica nos negócios, já que tem funções que, nem sempre, os supervisores e gestores de RH têm tempo hábil para solucionar. Conforme o setor de recursos humanos passou a ter papel fundamental nas organizações, tornou-se necessário essa comunicação eficiente entre os colaboradores e toda a estrutura hierárquica das empresas.

Além disso, com a necessidade de estar em constante inovação de gestão e diferenciação de mercado, o BP é uma peça fundamental para garantir a eficiência dos processos da organização por meio da gestão estratégica. 

Como desenvolver um programa de business partner?

O business partner precisa ser um profissional ágil, dinâmico e, principalmente, com visão estratégica. Não há uma formação específica para o cargo, pois é possível que seja um colaborador administrador, psicólogo ou analista de recursos humanos com as habilidades necessárias.

Algumas organizações preferem desenvolver um programa de BP para capacitar um bom colaborador da empresa, em vez de estruturar um processo seletivo. Essa preferência acontece porque é mais rápido e eficiente contar com um profissional que já é de confiança e que já conhece os processos e políticas do negócio.

Isso torna a contratação mais rápida e econômica, já que o treinamento não precisará ser do zero e que aborde assuntos da cultura organizacional, mas sim voltado exclusivamente às atividades da função.

Para elaborar esse programa, identifique quais são os colaboradores qualificados e capacitados para assumir essa responsabilidade, como:

  • entendimento aprofundado sobre o negócio, e não somente sobre processos do RH;
  • dominar métodos de capacitação, treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • saber como lidar com métricas e indicadores, como o benchmarking no RH, e com coleta de dados e informações, para que sejam transformados em decisões e estratégias.

Um programa de business partner precisa treinar e desenvolver os colaboradores para que eles saibam antecipar problemas e estejam preparados para utilizar ferramentas de gestão essenciais na análise de dados e resultados. Esse é um cargo que precisa de pessoas proativas, que tenham uma visão global da organização, e não somente do RH, pois a identificação de problemas precisa avaliar todas as atividades e processos do negócio para que as melhorias apresentadas impactem positivamente em toda a empresa.

O business partner é um profissional que precisa lidar com estratégias e solução de problemas, para que seja possível alinhar interesses das equipes e da organização. Um modelo de gestão que conta com um BP qualificado representa um importante diferencial competitivo para o negócio em relação ao RH tradicional, sendo que esse equilíbrio de interesses e identificação de problemas garante processos e resultados mais acertados.

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